16 maio 2009

O Teu animal de estimação



Ter um animal de estimação é, uma grande responsabilidade e não apenas mais um "brinquedo vivo" que se compra. Antes de o obter é necessário pensar nas vantagens e desvantagens.
Isto porque, apesar de haver gente que pensa bem antes de tomar qualquer decisão, há muitos que levam filhotes de animais para casa apenas porque são bonitinhos.

Mas toda a gente sabe que os filhotes crescem (às vezes muito), ficam adultos e perdem aquela gracinha que os caracterizava quando eram pequenos.
Alguns comem bastante e, com o tempo, todos vão precisando cada vez mais de cuidados, principalmente quando já estão velhotes.

Por isso, se estás a planear ter um amigo para a vida, convém pensares bem se tens realmente condições para o criar. E não se trata apenas de dinheiro e/ou espaço, mas também de tempo e afecto!
Os cães são animais sociais e os gatos, apesar de independentes, também necessitam da companhia do dono. Os animais deixados sozinhos não são felizes e sentem-se amedrontados.
Para evitar que mais animais acabem na rua, sozinhos e abandonados, seria bom que as pessoas pusessem a mão na consciência e verificassem se preenchem todos os requisitos necessários para se ter um.


É preciso:

Gostar realmente de animais.

Saber que se vais assumir um compromisso por 15 anos (tempo aproximado de vida de um cão ou gato).
Ter uma situação económica que permita dar ao cão (ou gato) uma vida adequada (alimentação, veterinário, passeios...).
Lembrar que os filhotes são muito engraçados, mas até cerca dos oito meses (período de aprendizagem básica) eles fazem as suas necessidades em todo o lado.
Compreender que nenhum animal irá desenvolver inteligência e percepção se estiver sempre preso a uma corrente, na casa de banho ou em casa, vendo sempre as mesmas coisas e sem o carinho do seu dono.

Dispor de tempo para lhe dar afecto, banho e levá-lo a passear.
Dar alimentação em horários certos para que o seu intestino funcione também em horários regulares.
Não ser alérgico a pêlos, penas ou outras coisas.
Ter paciência para enfrentar a incompreensão dos que não gostam de animais.
Compreender que um amigo sincero, leal e companheiro não pode ser abandonado.

E já que estás a pensar em ter um animal de estimação, pensa em adoptar um cão ou gato abandonado em vez de comprar um filhote numa loja de animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário